SINTRAF Coité elege primeira mulher presidenta na história do Sindicato


A direção do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF), a partir de 2020, terá pela primeira vez em sua história uma mulher como presidenta. Em eleição realizada durante o I° Congresso da Agricultura Familiar do SINTRAF, nesta quinta e sexta-feira (5 e 6) os delegados e delegadas elegeram a nova diretoria do Sindicato para os próximos 4 anos e debateram sobre educação do campo, política sindical e os desafios e perspectivas da Agricultura Familiar no município.

A sindicalista Maria Eliana Lima Santos, atual coordenadora de finanças da instituição, assumirá a presidência. Aos 47 anos de idade, Eliana vem de um histórico de luta e dedicação ao movimento sindical e social no Estado da Bahia e está no sindicato desde 1998, onde já coordenou as secretarias de Mulheres, Jovens e a secretaria de finanças do SINTRAF. Eliana também tem passagens em entidades territorial, estadual e nacional, como na Federação Baiana dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), na Fundação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Seminário do Estado da Bahia (FATRES) e atualmente compõe a direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (CONTRAF).


"Agradecer aos meus familiares, aos agricultores sindicalizados que contribuíram para esse momento e aos companheiros da direção do Sindicato. É um momento impar para o movimento sindical, especialmente, pelo o momento que estamos vivenciando com perseguição às organizações sociais, mas não podemos baixar a cabeça diante disso, pois é nos desafios que a gente se fortalece e se junta e estamos postos a estes desafios para buscar as alternativas para o movimento e o desenvolvimento para os homens e mulheres do campo.” Sinalizou a nova presidenta.

O atual presidente do Sindicato, Urbano Carvalho, ressaltou que o Congresso, para além do cunho eleitoral, teve o propósito de debater os problemas e potencialidades do setor. “É uma experiência ímpar no estado da Bahia, foi um congresso para debater as políticas em nosso município no que se refere à agricultura familiar e economia solidária. Esse congresso traz uma coisa importante pra gente que é o fortalecimento da base com ações sindicais mais efetivas. Nosso congresso foi rico, só temos agradecer a todos os parceiros e colaboradores pelo companheirismo e pela presença.”


A representante do gabinete do senador da república Jaques Wagner, a suplente de deputada federal, Elisângela Araújo, desejou sucesso a nova direção do SINTRAF. ”Desejo à Eliana e toda direção que tenha força e clareza para tocar o trabalho de manter essa união do Sindicato com diálogo e a participação das mulheres e jovens. Com este congresso se demonstra o poder e a força das organizações sociais e sindicais fazendo a resistência e se contraponto a esse governo que nega a importância da Agricultura Familiar do país”, declarou Elisângela.

A nova direção será empossada na próxima Assembleia do Sindicato, no dia 20 de dezembro, porém, só assumirá efetivamente em fevereiro do próximo ano. Neste mesmo dia acontece o sorteio de prêmios 2019 da instituição, que sorteará entres os sindicalizados, cinco ventiladores, cinco sanduicheiras, cinco ventiladores, cinco ferros de passar, um micro-ondas, um fogão 4 bocas, uma televisão e uma geladeira.

Ascom SINTRAF Coité

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário