Terça, 29 de Setembro de 2020 20:02
71.9.9114-3341

 

GERAL LÍNGUA PORTUGUESA

Cuidado com: Erros na interpretação textual

É preciso, por parte do leitor, haver boas leituras de gêneros textuais diversos e muito treino.

27/07/2020 07h52
Por: REDAÇÃO Fonte: Prof. Leonardo Mascarenhas
Cuidado com: Erros na interpretação textual

Na matéria passada falamos sobre os aspectos da interpretação de textos: ASPECTOS DA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

Não há fórmula mágica para a questão supracitada. É preciso, por parte do leitor, haver boas leituras de gêneros textuais diversos e muito treino.

No entanto, cabe lembrar que há, de acordo com alguns teóricos, três erros presentes no processo de interpretação textual. A saber, extrapolação, redução e contradição.

Como já foi falado, a interpretação textual perpassa pela compreensão do que o autor quis transmitir. Desta maneira,  o primeiro erro, o da extrapolação, ocorre quando o leitor traz informações não relatadas pelo autor. Como exemplo, pode-se citar que, numa questão de um concurso, apareça a alternativa de que a gravidez, numa criança de 12 anos, pode trazer centenas de problemas tanto de natureza física, quanto psíquica, etc. Esta alternativa estaria errada se o autor não trouxe, no corpo do texto, nenhuma informação desta natureza em relação à  gravidez nesta faixa etária . Logo, extrapola-se na interpretação de um texto, quando alguém interpreta, inserindo informações não ditas pelo autor.

Já em relação ao segundo erro, o da redução, ocorre quando o leitor reduz a informação trazida pelo autor do texto.  Na redução, consiste-se em destacar o que é verdadeiro, porém, não é o bastante para a análise de um todo que é o texto.

No último erro, o da contradição, ocorre por descuido. O leitor chega à conclusão contrária do que o autor do texto propôs em sua explanação.

Enfim, como bem enfatiza um grande filósofo: "Só vale a pena extrapolar o amor, reduzir as raivas e contradizer as incertezas."

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
VISÃO DE ÁGUIA
Sobre VISÃO DE ÁGUIA
Professor Leonardo Mascarenhas é formado em Letras, Português e Inglês, Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Redação e Literatura pela Faculdade Internacional de Curitiba.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 20h00 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 29°

22° Sensação
19.3 km/h Vento
70.6% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias