Terça, 27 de Outubro de 2020 08:25
71.9.9114-3341
MUNDO TRAGEDIA

Grécia: incêndio destrói campo de refugiados de Moria

MSF abre clínica de emergência para atender às necessidades imediatas após o incêndio.

25/09/2020 10h02
Por: REDAÇÃO Fonte: MSF
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um incêndio destruiu o campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos, na Grécia, no dia 8 de setembro. Cerca de 12 mil homens, mulheres e crianças foram forçados a deixar o local e estão nas ruas. Para responder às necessidades imediatas dessas pessoas desalojadas, abrimos uma clínica de emergência.

"Vimos o fogo se espalhar por Moria a noite toda. O lugar inteiro estava em chamas. Vimos um êxodo de pessoas sem direção. Crianças assustadas e pais em estado de choque", descreveu Marco Sandrone, coordenador de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Lesbos.

Essa tragédia tem grandes proporções, mas não foi nenhuma surpresa. Está em curso há quase cinco anos, alimentada pelas políticas migratórias controladoras e arbitrárias da União Europeia, que força as pessoas a viver em campos superlotados e insalubres. Somado a isso, a restrição de movimentos no campo, justificada às pressas como uma medida de saúde pública em meio à pandemia de COVID-19, aumentou a tensão e o desespero nos últimos cinco meses.

Confinar pessoas em condições terríveis sempre foi uma medida irresponsável e, diante da ameaça do novo coronavírus, é ainda mais grave. No campo, o pouco espaço e o acesso limitado à água e sabão impossibilitavam a execução de medidas preventivas. Desde a chegada da COVID-19 à Grécia, MSF pediu às autoridades que adotassem uma resposta de saúde pública abrangente. No entanto, essas preocupações foram ignorados.

Mais uma vez, MSF faz um apelo para que as autoridades gregas adotem imediatamente um plano de resposta à emergência e evacuem todas essas pessoas para um local seguro no continente ou em outros países europeus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 08h16 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 28°

24° Sensação
22.2 km/h Vento
66.7% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 29°

Sol e Chuva
Ele1 - Criar site de notícias