Quarta, 21 de Outubro de 2020 19:43
71.9.9114-3341
BAHIA ARTIGO

OPINIÃO: “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”

Não se pode pensar que a Comunicação deva servir ao nosso bel-prazer. A Comunicação tem sua pedagogia e todos a praticam de alguma forma para locupletar os diversos interesses.

01/10/2020 20h46
Por: REDAÇÃO Fonte: Renislson Pinto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com essa frase famosa da escritora inglesa Evelyn Beatrice Hall que foi atribuída ao filósofo francês Voltaire que simboliza o direito de livre expressão que reafirmo a minha defesa pela Comunicação e pelos Profissionais da Comunicação em texto e vídeo publicado na noite de quarta-feira, 30 de setembro de 2020.

Essa minha defesa não é atoa, não é banal. É porque o Brasil é o 4º país que mais mata profissionais da Comunicação, segundo relatório anual da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF). 

Por que você acha que isso acontece?

Posturas de profissionais da Comunicação cometidas em excesso não podem ser cometidas. Também não devem ser cometidas por quem quer que seja, intimidações, ameaças, coações contra profissional da Comunicação. Isso passa pelo campo da ética e da moral. É questão de consenso, de humanidade, racionalidade. Abomino tais posturas.

A Comunicação é um direito humano fundamental reconhecida na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece que “todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. É por isso que em 1948 a Comunicação passou a ser reconhecida com um Direito Humano Fundamental. 

Nesta mesma linha, a Constituição de 1988 assegurou o Direito à Comunicação nos capítulos 220 a 224. Sacramentado o art. 220, “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição [...]” e completa o seu parágrafo 1º: “nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social [...]”. Jamais devemos ignorar o poder da Comunicação. 

A Comunicação é o que une as pessoas, que conecta mundos diferentes, que nos faz ver as coisas pelos diversos ângulos. Opiniões são bem-vindas, críticas construtivas são bem-vindas. 

Não se pode pensar que a Comunicação deva servir ao nosso bel-prazer. A Comunicação tem sua pedagogia e todos a praticam de alguma forma para locupletar os diversos interesses.

O Contraditório deve ser permitido, assim como a Ampla Defesa, dois princípios basilares da nossa Lei Maior, a Constituição da República Federativa do Brasil. 

Discordâncias são necessárias no processo da vida. É por conta da discordância saudável que a sociedade avança. O que não podemos é ser carneiros ou boiada. Portanto, defender a Comunicação e os Profissionais da Comunicação é Obrigação de Todos Nós a bem do Desenvolvimento Humano!

Por: Renilson Pinto, Comunicólogo

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conceição do Coité - BA

Conceição do Coité - Bahia

Sobre o município
Conceição do Coité é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano e na Microrregião de Serrinha.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 19h31 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
19.4 km/h Vento
62.8% Umidade do ar
0% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias