Quarta, 21 de Outubro de 2020 19:33
71.9.9114-3341
MULHER SAÚDE

Sesab oferta dez mil mamografias com horário marcado para evitar aglomeração em Salvador

A iniciativa faz parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa

05/10/2020 11h43
Por: REDAÇÃO Fonte: SESAB - BA
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2020, serão 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.180 em Salvador. Com o objetivo de alertar a população para a detecção precoce da doença, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) oferecerá, durante o mês de outubro, cerca de dez mil mamografias em unidades móveis que ficarão estacionadas em diversos pontos da capital baiana. Além disso, no interior do estado, ações serão desenvolvidas em 16 Policlínicas Regionais de Saúde.  

A iniciativa faz parte da programação da Sesab para o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.  

Nas unidades móveis que estarão na capital, as mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado previamente, para evitar aglomeração. As mulheres de 40 a 69 anos poderão marcar os exames pelo Sesab Atende, que funciona de 8h às 18h, pelo telefone 0800-071-4000. As pacientes que não fizerem o agendamento prévio, não serão atendidas. A partir da próxima semana também será possível fazer o agendamento pela internet.  

Os atendimentos começarão na próxima segunda-feira (5) e prosseguirão até o dia 31 de outubro. Para o local do atendimento, com o agendamento feito, a mulher deve levar cópias de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, será garantido todo o tratamento em caso de suspeita e confirmação do câncer de mama. Serão feitos exames complementares e, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a rede de atenção.  
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, desde 2011 a Sesab intensifica as ações referentes ao rastreamento do câncer de mama no mês de outubro. “São milhares de exames de mamografia neste período, cujo público são mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia como a mais propícia ao aparecimento da doença”, pontuou o secretário.  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Salvador - BA
Feira de Santana - BA
Atualizado às 19h31 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
19.4 km/h Vento
62.8% Umidade do ar
0% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (22/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias