Segunda, 26 de Outubro de 2020 00:28
71.9.9114-3341
MUNDO COVID - 19

Como viver com menos dinheiro?

Você está tendo que viver com menos dinheiro por causa de uma crise econômica? Pandemias, desastres naturais, instabilidade política e conflitos armados podem trazer muitos problemas econômicos.

07/10/2020 10h45 Atualizada há 3 semanas
Por: REDAÇÃO Fonte: jw.org
Foto: jw.org
Foto: jw.org

Ficar sem dinheiro de uma hora para outra pode ser muito estressante. Mas a Bíblia tem alguns conselhos que podem ajudar você a viver com menos dinheiro.

1. Aceite que sua situação mudou.

O que a Bíblia diz: “Aprendi o segredo . . . tanto de ter fartura como de passar necessidade.” — Filipenses 4:12.

Mesmo que você tenha menos dinheiro agora, você pode aprender a se adaptar a essa nova situação. Quanto mais cedo você aceitar essa situação e começar a se adaptar, mais fácil será para você e sua família lidarem com isso.

Procure saber se há alguma ajuda do governo que você pode receber. Faça logo isso, porque muitas vezes o tempo para se cadastrar nesses programas do governo é curto.

2. Conte com a ajuda da sua família.

O que a Bíblia diz: “Os planos fracassam quando não há comunicação, mas com muitos conselheiros há bons resultados.” — Provérbios 15:22.

Converse com seu marido ou com sua esposa, e com seus filhos. Quando todos na família entendem a situação, fica mais fácil para eles apoiarem qualquer mudança. Quando todos se esforçam para ser econômicos e evitar desperdícios, o dinheiro rende mais.

3. Faça um orçamento.

O que a Bíblia diz: ‘Sente primeiro e calcule a despesa.’ — Lucas 14:28.

Quando você tem pouco dinheiro, é mais importante ainda saber para onde todo o seu dinheiro está indo. Primeiro, anote todo o dinheiro que você espera receber no mês. Depois, anote as despesas atuais, mesmo que elas possam mudar mais tarde. Se possível, tente guardar dinheiro todo mês para algum imprevisto ou emergência.

Dica: Ao calcular suas despesas, não se esqueça de incluir os pequenos gastos. Você pode se surpreender com o quanto gasta com pequenas coisas. Por exemplo, um homem descobriu que gastava centenas de dólares todo ano só com chiclete!

4. Decida o que é mais importante e faça mudanças.

O que a Bíblia diz: “Que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes.” — Filipenses 1:10.

Compare o dinheiro que você ganha com o que você gasta, e identifique o que você pode eliminar ou reduzir para continuar dentro do seu orçamento. Pense nos seguintes exemplos:

  • Transporte. Se você tem mais de um carro, será que você poderia vender um deles? Será que você poderia trocar o seu carro por um mais econômico? Você poderia usar o transporte público, uma bicicleta ou até mesmo andar a pé?

  • Diversão. Você poderia cancelar, pelo menos por um tempo, serviços como TV por assinatura ou sites e aplicativos de filmes e músicas? Já pensou em algumas alternativas mais baratas? Por exemplo, você talvez possa encontrar livros ou filmes de graça em bibliotecas ou centros culturais.

  • Despesas da casa. Converse com a sua família sobre como reduzir o consumo de água, energia elétrica e gás. Apagar as luzes e tomar banhos mais rápidos pode parecer que não faz diferença, mas ajuda a economizar muito dinheiro.

  • Alimentação. Em vez de sair para comer em restaurantes, cozinhe em casa. Planeje o que você vai comer. Se for possível, compre e cozinhe os alimentos em grandes quantidades e guarde tudo o que sobrar. Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado para evitar comprar por impulso. Compre alimentos da época, que normalmente são mais baratos. Evite comer alimentos que não são saudáveis. Talvez você possa até plantar uma horta em sua casa.

  • Roupas. Compre roupas se você realmente precisar, não apenas para ficar na moda. Procure comprar roupas em promoção ou usadas que ainda estejam em boas condições. Sempre que puder, seque suas roupas ao sol. Assim você evita usar secadoras, que gastam mais energia elétrica.

  • Compras. Antes de comprar alguma coisa, pergunte-se: ‘Eu posso pagar por isso? Eu realmente preciso disso?’ Será que você pode esperar um pouco antes de trocar o seu carro ou seu celular por um mais novo? O que você acha de vender algumas coisas que você não usa mais? Assim você vai simplificar a sua vida e ainda vai ganhar algum dinheiro.

Dica: Se você está com pouco dinheiro, aproveite essa oportunidade para largar alguns hábitos que fazem mal à saúde e são caros, como, por exemplo, o fumo, a jogatina e o abuso do álcool. Largar esses hábitos vai ajudar você a economizar mais e vai melhorar a sua saúde.

5. Aprenda mais sobre Deus e a Bíblia.

O que a Bíblia diz: “Felizes os que têm consciência de sua necessidade espiritual.” — Mateus 5:3.

A Bíblia dá o seguinte conselho: “A sabedoria é uma proteção, assim como o dinheiro é uma proteção. Mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.” (Eclesiastes 7:12) Essa sabedoria pode ser encontrada na Bíblia. E muitas pessoas descobriram que os conselhos da Bíblia são úteis em assuntos financeiros e ajudam a evitar ansiedades desnecessárias. — Mateus 6:31, 32.

https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/familia/como-viver-com-menos-dinheiro/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 00h12 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

24° Sensação
19.8 km/h Vento
79.9% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 29°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias