Terça, 01 de Dezembro de 2020 12:40
71.9.9114-3341
SAÚDE SOCORRO

Samu e bombeiro civil explicam o que fazer em casos de engasgos; assista

Na última segunda-feira (2), a morte do campeão baiano de jiu-jitsu, Aldo Kemps Oliveira, de 41 anos, após se engasgar com pedaço de carne, em Feira de Santana, deixou a comunidade triste e também alertou sobre a importância dos primeiros socorros.

06/11/2020 13h42
Por: REDAÇÃO Fonte: Acorda Cidade | Rachel Pinto
Foto: Divulgação/ Bombeiros Civis
Foto: Divulgação/ Bombeiros Civis

Sobre o assunto, a reportagem do Acorda Cidade entrevistou a enfermeira Maísa Macêdo, coordenadora do Samu em Feira de Santana e o bombeiro civil Jefferson Lôbo, conhecido como J. Lôbo, que explicaram o que deve ser feito em caso de pessoas se engasgarem. Como é possível realizar o socorro e evitar que a situação se agrave, levando a vítima a óbito.

Eles destacaram sobre a Manobra de Heimlich, um procedimento que pode salvar vidas.

Maísa Macêdo, explicou que o engasgo acontece por causa da obstrução das vias aéreas, e de acordo com ela, isto é uma das causas da parada cardiorrespiratória. Ela frisou que é muito importante e necessário que a população de um modo geral, saiba como se comportar diante de uma situação de engasgo e a primeira coisa, é o pedido de ajuda.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Se estiver com alguém que a via aérea está obstruída, que a pessoa está engasgada, quem está perto, deverá pedir socorro e fazer a Manobra de Hemelich que é a manobra do desengasgo. Existem duas situações. O paciente com via aérea obstruída que está engasgado, mas ainda não está desmaiado e o paciente que pode já está desmaiado. Se a vítima ainda estiver consciente, em pé, quem está com a vítima, deverá se posicionar por trás dela, fechar a mão, e colocá-la acima do umbigo da pessoa engasgada, com o objetivo de impulsionar o músculo diafragma, para fazer uma pressão positiva no tórax. Se posicionar atrás da vítima, abraçá-la com uma mão fechada e com a outra mão vai empurrar a mão fechada para dentro e para cima e repetir esse movimento durante cinco vezes e observar se a vítima expeliu o objeto. Se a vítima já estiver desmaiada, deverá colocar essa vítima deitada em decúbito dorsal, com as costas no chão e cavalgar essa vítima. Irá fazer o mesmo movimento empurrando. A mão vai ficar entre o umbigo da vítima e o tórax e vai empurrar o diafragma para cima”, explicou.

A enfermeira declarou também que se a pessoa que engasgar estiver sozinha e ainda consciente, é importante que peça ajuda a alguém próximo, ou acione o Samu, através do 192. Ela também pode se curvar em uma cadeira, se colocar em cima do encosto, de forma a pressionar o umbigo e o tórax e assim tentar empurrar o corpo estranho para fora.

“Esse corpo estranho na maioria das vezes é alimento e nós atendemos muitos pacientes assim. Atendemos também pacientes que estão alcoolizados, que estão comendo e muitas vezes vomitam. Aí acontece a obstrução das vias aéreas e o álcool também contribui para aumentar a incidência dessas situações”, disse.

O bombeiro civil, Jota Lobo, afirmou que um caso de obstrução total das vias aéreas, a vítima perde o tônus muscular e fica desacordada devido a falta de oxigênio. Neste caso é necessário pedir socorro ao Samu e o uso do desfibrilador automático pode ser muito útil para evitar uma parada cardiorrespiratória, além de ajudar no processo de reanimação.

Engasgos em crianças

O bombeiro civil comentou que há diferença no socorro entre adultos, crianças e bebês. Crianças até um ano de vida, o socorro deve ser com a vítima apoiada no braço e crianças acima de um ano, pode ser usada a Manobra de Heimelich, de forma que o socorrista se posicione de joelhos atrás da vítima se assim fique em uma altura favorável para fazer as compressões toráxicas.

Foto: Divulgação/Bombeiros Civis

“No caso de uma criança de até um ano quem socorre deve segurar essa criança de bruços, com o rosto voltado para baixo e com a cabeça mais baixa que o tórax. Com cuidado, apoiar firmemente em seu braço e aplicar cinco tamponamentos usando o punho com a mão e os dedos estendidos nas costas e fazer cinco compressões. Após isso, virar a criança de barriga para cima firmemente, apoiando a cabeça e mantendo-a mais baixa do que o corpo. Observar se houve a saída do objeto e se não aconteceu, aplicar as compressões rápidas com dois a três dedos de compressão no meio do tórax, entre a linha dos mamilos. Crianças maiores de um ano, ao reconhecer o engasgo, pode-se posicionar atrás dessa criança de joelho, ou até mesmo o adolescente e abraçá-lo ao tronco, envolvendo com um dos braços, fazendo exatamente a manobra de Heimeliche. Além disso, ligar para o Samu em situação de emergência e urgência”, acrescentou.

Maiza Macêdo relatou que o número de pessoas atendidas pelo Samu pelo motivo de engasgo é um número considerável. Ela observou que em três dias foram registrados dois casos. Sendo um do lutador Aldo Kemps e o segundo de um outro homem.

Jota Lôbo, explicou também como funciona o trabalho de um bombeiro civil e declarou que estes profissionais são exclusivos de segurança contra incêndio. Prestam serviços em planta industrial, edificação, ou eventos, podendo ser públicos ou privados. O bombeiro profissional civil é preparado para trabalhar nessas empresas em geral na brigada de incêndio, mas têm atuação como socorristas.

Foto: Divulgação/Bombeiros Civis

“Atuamos na prevenção, temos o curso, temos a nossa grade de 210 horas e possivelmente vai aumentar. Temos o curso de socorrista que nos permite a auxiliar no desenvolvimento de plano de emergência e essa é uma das nossas e da Associação dos Bombeiros Profissionais Civis de Feira de Santana. Temos feito diversos cursos, temos feito algumas demonstrações e também estamos sempre nos atualizando porque os protocolos são diversos e há essa necessidade de fazer as atualizações. Temos Capacitação credenciada pelo Corpo de Bombeiros e está em conformidade com a legislação estadual e municipal”, concluiu.

Fotos: Divulgação/Bombeiros Civis

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Feira de Santana - BA
Atualizado às 12h21 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. ° Máx. °

28° Sensação
13.4 km/h Vento
37.3% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (03/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias